Lançado em 2017 pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com o Serpro, o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)” está disponível para todas as versões de smartphones e apresenta diversas funções interessantes para os condutores que querem se modernizar e estar em dia com a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O documento eletrônico disponibilizado pelo aplicativo possui o mesmo valor jurídico de sua versão impressa, além de outras funções como conferência de infrações e alertas de recall. Atualmente, não há necessidade de ir até o Detran para conseguir a CNH Digital. Se a sua CNH possui QR Code, modelo que passou a ser emitido a partir de maio de 2017, basta vincular com o aplicativo para ter acesso aos benefícios da plataforma.
Para abrir o documento no celular ou tablet, o motorista precisa fazer o download do aplicativo chamado “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente nas plataformas Google Play (para android) e App Store (iOS), e fazer o cadastro biométrico com a câmera do dispositivo. Para fazer o cadastro, o aplicativo reconhece o rosto do usuário da CNH Digital e solicita uma “prova de vida” para fazer a identificação: o teste consiste em realizar alguns movimentos com o rosto, como piscar os olhos direito e esquerdo separadamente.
Como cadastrar a CNH Digital
- Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT);
- Cadastre-se no aplicativo e no portal de serviços (redirecionamento automático);
- Ative a CNH Digital clicando no link “ativar”, recebido por e-mail;
- Faça login no aplicativo;
- Clique em “adicionar documento” (e escolha a CNH Digital);
- Escolha entre as opções o ícone “pelo celular”;
- Use o celular para ler o QR Code;
- Faça a “prova de vida”, um movimento físico, lido pela câmera do telefone;
- Confirme a validação e informe o número de telefone celular.
Após o cadastro, o aplicativo irá solicitar a criação de uma senha de quatro dígitos. Esta será a sua chave de acesso para o aplicativo e deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. Feitos todos os passos, a CNH Digital será disponibilizada no seu celular.
Multa
A CNH Digital poderá ser acessada pelo aplicativo de forma off-line, ou seja, sem internet. Mas, se a bateria do celular acabar e o motorista só estiver portando a versão eletrônica, pode pagar uma multa de R$ 88,38 e perder três pontos na carteira.
Funções do aplicativo
Além de uma versão eletrônica da carteira de motorista, o app Carteira Digital de Trânsito oferece outras funções: pelo aplicativo, é possível ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), aos recalls que envolvem o automóvel e infrações ligadas tanto ao carro/moto quanto ao condutor.
Feito o cadastro da CNH Digital, o condutor precisa apenas selecionar a opção que deseja consultar.
Recentemente, a plataforma passou a possibilitar a notificação de recall com informações detalhadas sobre o defeito do automóvel e o risco da não realização de reparo. Há também orientações para o atendimento das falhas que podem causar acidentes e indicação do canal de atendimento da empresa responsável.
Fonte: AutoPapo
Leia mais:
Seu carro está gastando muito? Veja o que pode ser e como economizar mais no combustível